Dinâmica: Vivendo
como sal da terra e luz do mundo.
Objetivo:
Estimular o cristão a pregar nos meios acadêmicos e
políticos com seu testemunho de vida.
Material didático:
Quadro
Giz ou pincel para quadro branco
Atividade didática:
Como pregar no universo acadêmico e politico onde, no primeiro,
o que prolifera é o relativismo moral e as filosofias ateístas, enquanto que no
segundo o que está em evidência é o mundo da corrupção e da mentira, sem sermos
contaminados? Jesus não nos tira deste mundo após a nossa conversão porque deseja
que venhamos ser uma testemunha viva do seu poder transformador. Vivemos neste
mundo, mas não podemos tomar a forma da sua cultura. Nunca podemos nos esquecer
de que fomos chamados e separados para ser "sal" e "luz"
deste mundo, conforme Mateus 5.13.
Imprima as perguntas descritas logo abaixo. Divida a turma
em 4 grupos. Entregue a cada grupo uma pergunta. Cada grupo ficará com a
responsabilidade analisar e discutir entre eles sobre a pergunta que lhe foi
entregue. Estipule um tempo para limite para isso. Logo após, reúna a classe e
solicite de cada grupo apresente suas conclusões para que seja discutido diante
de toda classe. Ao final faça as considerações que julgar necessárias.
Questões para
discussão:
1. É possível estudar em uma faculdade ou ser político sem
se contaminar com as mazelas que o mundo acadêmico e politico oferecem e ao
mesmo tempo ser uma testemunha de Cristo? Como?
2. O que significa ser "sal" da terra e luz do
“mundo” na faculdade ou no mundo político?
3. O que fazer para não ser um cristão alienado?
4. Como resistir às pressões impostas pelo mundo acadêmico e
político?
Encerre mostrando que o sal da terra e luz do mundo, são
aqueles que refletem o caráter de Cristo, através de um testemunho de vida
irrepreensível.
Explique que Jesus usava elementos da vida cotidiana de seus
seguidores, para exemplificar como eles deveriam exercer uma pacífica e bondosa
influência na sociedade humana. Frequentemente, o conhecido sal proveniente do
mar morto, devido a sua alta mistura com impurezas do solo, fazia com este
ficasse sem condições de servir como o suave tempero que dava sabor aos
alimentos. Quando este sal ficava insípido, era logo descartado e jogado nas
estradas para ser pisado, pois servia como uma espécie de pavimentação da época
bíblica.
Igualmente a luz não tem uma finalidade em si mesma, mas é
necessária para que se possa ver o mundo e os objetos ao redor. Porque a função
da luz é clarear e revelar o caminho com segurança a trilhar. Mas a luz que
ofusca os olhos, perde seu valor. Jesus ao que tudo indica, inspirou o seu
discurso na cidade de Safede, localizada no norte de Israel, que ficava cerca
de 900 metros acima do nível do mar, nas montanhas da alta Galiléia. À noite,
mesmo de longe, se podia ver a sua suave luz, produzida por fontes rudimentares
de iluminação, como lamparinas e tochas.
Que a luz do nosso testemunho de vida possa brilhar no
universo acadêmico e político brasileiro.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco
todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de
achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda
que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus
alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça
de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não
será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida
de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento,
mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso
procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos
para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br
Dinâmica:
Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como
“sal da terra”.
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
Metodologia:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com
água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai
realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal
dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do
cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as
três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter
percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar
influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado
com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo
influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal
da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais
presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se
adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós
deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das
citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a
conduta do cristão como sal da terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
Dinâmica: Marionete?
Objetivos:
Refletir
sobre a integridade de caráter de Daniel e seus colegas.
Contextualizar
este exemplo com a vida cristã atual.
Material:
01
fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode
ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é
movido por meio de cordões.
No
Departamento Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui
a utilização do fantoche não é para infantilizar os adultos, mas trazer uma
lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
-
Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos digam que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou
é movido por meio de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam
que alguns alunos manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que
desejarem.
-
Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e
orientem que ele realize várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem
as imitações dos alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se
deixar manipular pelo outro.
Agora,
perguntem:
O
que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade
própria?
Por
que razão apresentar um fantoche para vocês?
O
que o fantoche e a situação apresentada pelos colegas têm a ver com a história
de Daniel?
Observem
que os alunos afirmam.
-
Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala através da ação e vontade de
quem o manipula. Não possui vontade própria e sendo assim é manobrado por
outrem. No sentido figurado, chamar alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa
sem firmeza de caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
-
Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma situação na qual estavam
sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã, quando cativos na
Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a orientação do rei
de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser
manipulados.
-
Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se
contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;
portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
-
Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje,
também acontece conosco.
Nesse
momento, falem sobre o que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e
modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos
que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.
-
Falem sobre o resultado de uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã
e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma
compartilhada:
“Quanto
a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas
as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E
ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos
eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E
o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como
Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E
em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes
perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que
havia em todo o seu reino”.
-
Perguntem: Que resultados também podemos obter quando decidimos permanecer
fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem
as respostas dos alunos. Acrescentem outras se necessário.
-
Para finalizar, leiam:
“Tende
cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas,
segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo
Cristo” (Cl 2:8).
Por
Sulamita Macedo.
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