Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 6 de abril de 2017

LIÇÃO 02 – ABEL, EXEMPLO DE CARÁTER QUE AGRADA A DEUS

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

ESBOÇO Nº 2

LIÇÃO 02 – ABEL, EXEMPLO DE CARÁTER QUE AGRADA A DEUS

Abel é o primeiro homem chamado de justo nas Escrituras e pelo Senhor Jesus.

INTRODUÇÃO
- Iniciando o estudo de personagens bíblicas que nos indicam como deve ser o caráter do cristão, estudaremos Abel.
- Abel é o primeiro homem chamado de justo nas Escrituras e pelo Senhor Jesus.

I – OS FILHOS DE ADÃO E EVA
– Expulsos do jardim do Éden, o primeiro casal começou a cumprir a ordem divina para lavrar a terra como determinado pelo Senhor (Gn.4:23). Isto nos mostra claramente que Deus está no controle de todas as coisas, pois, apesar da entrada do homem no pecado e do aparente triunfo de Satanás, nada pôde impedir que se fizesse exatamente o que Deus havia determinado: o homem não teve mais acesso ao jardim do Éden e foi aguardar a sua morte física.
– A narrativa bíblica prossegue dizendo que Adão conheceu Eva e ela concebeu, tendo a Caim, tendo a mulher dito ter alcançado de Deus um varão (Gn.4:1).
– Este texto traz importantes lições. A primeira é de que o primeiro casal, embora tenha pecado, iniciou uma busca da comunhão com Deus. Disto podemos ter certeza por duas razões. Por primeiro, porque eles cumpriram a ordem de Deus para a procriação. Mesmo expulsos do jardim do Éden, não se rebelaram contra o Senhor, mas resolveram se multiplicar.
– Apesar da vergonha que passaram a ter entre si, em virtude do pecado, não deixaram de querer a procriação.
– A segunda razão pela qual podemos dizer que o primeiro casal buscava a presença de Deus é que Eva agradeceu a Deus quando deu à luz Caim, dizendo ter alcançado de Deus um varão, prova de que via no nascimento de seu filho um sinal da misericórdia divina, de que estava em pé a promessa de que viria a “semente da mulher” prometida no jardim do Éden para a redenção da humanidade.
- O primeiro casal foram os primeiros a crer na promessa recebida de Deus, fé esta que é a responsável pela salvação de todos quantos viveram sobre a face da Terra até a vinda do Senhor Jesus, como, aliás, bem diz o escritor aos hebreus ao nos trazer a galeria dos heróis da fé no capítulo 11 daquela carta.
– A segunda lição que aprendemos é de que devemos cumprir o propósito divino da procriação e, assim, ter filhos, reconhecendo-os como bênção do Senhor para nós.
– “Caim” significa “aquisição”. O primeiro casal, a começar de Eva, era grato a Deus por Sua misericórdia, reconheciam que Deus não os havia abandonado e que por isso tinham adquirido uma bênção, que era o filho, que, muito provavelmente, entendiam ser aquele que restabeleceria a comunhão com o Senhor, como prometido. Os filhos devem sempre ser considerados como uma bênção, pois são “herança do Senhor” (Sl.127:3).
– A terceira lição que aprendemos neste texto é a de que o fato de estarmos num estado de depravação por causa do pecado não nos impede de reconhecer de que Deus está no controle de todas as coisas e de que é participante de Sua criação.
- O primeiro casal agradeceu a Deus o nascimento de seu filho Caim, prova de que a pecaminosidade do homem não o impede de ter conhecimento de que Deus existe e de atribuir ao Senhor tudo quanto ocorre em suas vidas.
– O apóstolo Paulo bem nos mostra isto ao dizer que a própria criação revela Deus aos homens, de modo que eles não podem se desculpar por não terem escolhido servi-l’O (Rm.1:18-20), circunstância, aliás, que nos mostra que Deus dá real oportunidade de salvação a todos os homens, não havendo, assim, uma predestinação incondicional, como defendem os calvinistas.
– O texto sagrado, também, mostra-nos que Caim teve um irmão, que recebeu o nome de “Abel”, cujo significado é “sopro”, “vapor”. É importante destacar que o texto sagrado não diz que eram apenas estes os dois filhos do primeiro casal.

- Sem levar em conta se havia filhos antes da queda, devemos observar que, em Gn.5:4, é dito que teve o primeiro casal filhos e filhas, de modo que foram muitos os filhos que Adão teve, mesmo se considerarmos que os teve apenas depois da queda, durante os 930 anos em que viveu após a queda, e dentro de um propósito divino de que a terra se enchesse, não tendo porque não acharmos que o primeiro casal foi extremamente fértil durante toda a sua existência terrena.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Filename: 2T2017_L2_esboço_caramuru.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.