Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 10 de maio de 2017

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 7 – RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA

ESBOÇO Nº 7

INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos a vida de Rute.
- Rute mostra a credibilidade que deve ter o servo de Deus.

I – O QUE É SER DIGNO DE CONFIANÇA
- Na sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos a vida de Rute.
- A vida de Rute mostra-nos como o servo de Deus deve ter uma conduta que transmita credibilidade a todos que nos cercam. Diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa que credibilidade é “atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade”. “Confiabilidade”, por sua vez, diz o mesmo dicionário é “qualidade do que é confiável; fiabilidade; grau de fidelidade de uma informação em relação ao original; capacidade de uma unidade funcional desempenhar, com um mínimo de falhas ouavarias, dada tarefa sob certas condições e dentro de um período determinado.”- Verificamos, pois, que dizer que alguém é “digno de confiança” (e o nosso comentarista exalta esta qualidade em Rute, sendo, pois, este o ponto que devemos verificar em sua vida para termos um caráter do cristão) é alguém que merece crédito, em quem se pode acreditar e, para que isto aconteça, exige quetenhamos um “grau de fidelidade”, que tenhamos, em nós mesmos, a “marca do original”. Mas que é este “original”?
- Ora, para sabermos o que é este “original” cuja fidelidade devemos ter para podermos ser “confiáveis”, temos de reportar à criação do homem, porquanto saber o que é “original” é irmos até a “origem”. A narrativa bíblica da origem do homem mostra-nos que Deus fez o homem à Sua imagem conforme a Sua semelhança (Gn.1:26) e é bem por isso que Salomão nos diz que Deus fez o homem reto (Ec.7:29).
- O homem foi feito, então, para ser um “reflexo” de Deus, algo que, na face da Terra, reportasse ao Criador, fizesse lembrar o Supremo Ser. Por isso mesmo, entre os atributos dados ao homem estava o livre-arbítrio, a capacidade de escolher entre o bem e o mal, a moralidade, até porque Deus é um ser moral e dotado de liberdade.
- Também, por força desta “imagem e semelhança de Deus”, o ser humano foi, também, dotado de “criatividade”, da capacidade de criar, assim como o Senhor, que é o Criador de todas as coisas, sendo, porém, evidente que o homem somente poderia criar algo a partir do já existente, vez que se tratava ele próprio de uma criatura de Deus.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

fonte: http://www.portalebd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.