Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Subsídio Lição 12 - O mundo vindouro

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ESBOÇO Nº 12
CREMOS
(…)
14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade de tristeza e tormento para os infiéis e vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis de todos os tempos (Mt.25:46; Is.65:20; Ap.20:11-15; 21:1-4).

INTRODUÇÃO
- A doutrina cristã contém a crença na eternidade, na existência de um “mundo vindouro”, onde se selará o destino eterno dos homens conforme a resposta que derem à proposta salvadora do seu Criador.
- Cremos, por isso, no Juízo Final, bem como nas moradas eternas dos homens: o lago de fogo e enxofre e o céu.

I – O JUÍZO FINAL
- Depois da rebelião final, quando serão mortos os que, de forma muitíssimo ingrata, terão querido destronar o Senhor Jesus do reino milenar, céus e terra atuais deixarão de existir, pois terá se concluído a obra restauradora de Cristo.
- Cumprida a obra restauradora de Cristo, não haverá mais razão para que existam os atuais céus e Terra e o Senhor, então, iniciará o processo para instituição de novos céus e nova terra, onde habitará a justiça (II Pe.3:13).
- Para tanto, iniciará executando a sentença já proferida na eternidade passada com relação ao diabo e seus anjos. Como nos mostra Ap.20:10, após a descida de fogo do céu que destruirá os rebeldes do milênio, o diabo e seus anjos serão lançados no lago de fogo e enxofre. A justiça começa a ser feita a partir dos primeiros pecadores, que foram estes seres angelicais que se rebelaram contra Deus nos céus.
- O diabo e seus anjos já foram condenados desde o instante em que foram expulsos dos céus em virtude de sua rebelião, mas a execução desta sentença somente se dará no final dos atuais céus e terra. O lago de fogo e enxofre já está preparado para eles desde a eternidade passada (Mt.25:41) e receberá estes seres nesta ocasião.
- Tem fim aqui a trajetória declinante contínua de Satanás e de seus anjos. Expulso do céu (Lc.10:18), foi para as regiões celestiais (Ef.6:12), de onde será expulso novamente por ocasião do início da Grande Tribulação (Ap.12:7-9), sendo levado para a Terra, de onde será retirado por ocasião do início do Milênio, quando será lançado no abismo (Ap.20:1-3). Depois de solto por um pouco de tempo, será, por fim, lançado no lugar a ele destinado, o lago de fogo e de enxofre.


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.