Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 21 de março de 2018

Subsídio Lição 12 - Exortações finais na grande maratona da fé


INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo da carta aos hebreus, analisaremos os capítulos 12 e 13.
- O autor aos hebreus termina o livro com diversas exortações aos destinatários da carta.

I – O EXEMPLO DE JESUS
- Na sequência do estudo da carta aos hebreus, analisaremos os capítulos 12 e 13 do livro.
- Como afirma o comentarista bíblico Matthew Henry (1662-1714), a epístola aos hebreus passa, a partir do capítulo 10, versículo 19 tem a sua “parte prática”, ou seja, após o autor ter demonstrando a supremacia de Cristo e a total irrazoabilidade da ideia dos destinatários da carta de abandonarem a fé em Cristo Jesus e retornarem ao judaísmo, passa a fazer exortações àqueles crentes para que tivessem uma sadia vida cristã.

- Assim, após ter dito como devemos nos dirigir a Deus, ante a supremacia de Cristo, tendo ousadia para entrar no santuário, chegando em inteira certeza de fé e com o coração lavada com água limpa, alertando, uma vez mais, contra os perigos da apostasia e demonstrando a necessidade de termos fé, tendo, então, apresentado a “galeria dos heróis da fé”.

- Após dar uma importantíssima lição de que os grandes nomes do Antigo Testamento venceram pela fé, o autor aos hebreus passa a trazer o exemplo principal que devemos seguir, qual seja, o exemplo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, em relação a todos aqueles servos de Deus mencionados, é superior.

- Com efeito, diante do testemunho dos antigos, que havia sido mencionado anteriormente, o autor concita os seus leitores a deixar o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e correr com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb.12:1,2).

- O testemunho dos antigos deve produzir no cristão uma atitude importantíssima, que é a de deixar o embaraço. No texto original grego a palavra traduzida na Versão Almeida Revista e Corrigida por é “ogkos” (ογκος), cujo significado é de “peso”, “carga”, “empecilho”, ou seja, algo que torna mais dificultoso o caminhar, algo que pode determinar a queda.

- “…Visto que o apóstolo se utiliza da metáfora de uma pista de corrida, ele solicita a que estejamos desembaraçados, pois não há maior obstáculo à rapidez do que nos encontrarmos sobrecarregados com excesso de bagagem. Deparamo-nos com todo gênero de cargas que nos atrasam e embaraçam nossa corrida espiritual, ou seja, o apego a esta presente vida, os deleites que o mundo proporciona, os apetites da carne, as preocupações ter- renas, as riquezas e as honras, bem como outras coisas desse gênero. Todo aquele que porventura queira competir na corrida de Cristo deve antes desvencilhar-se de todo e qualquer entrave;


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.