Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 13 de março de 2018

Subsídio LIÇÃO Nº 11 – OS GIGANTES DA FÉ E O SEU LEGADO PARA A IGREJA


Os heróis da fé são exemplos que devemos imitar.

INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 11.
- Os heróis da fé são exemplos que devemos imitar.

I – O QUE É FÉ
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 11, conhecido como “a galeria dos heróis da fé”.
- Como vimos na lição anterior, após repetir o grande perigo da apostasia espiritual, o autor aos Hebreus estimula os crentes judeus a manterem a mesma conduta que tinham tido até ali, suportando as perseguições e aflições, como também demonstrando seu amor fraternal para com os irmãos, lembrando-lhes de que é necessário manter a confiança em Deus até porque o justo viverá da fé. 
OBS: “…Quem quer que faça desta sentença apenas o início do capítulo onze, terá equivocadamente quebrado a sequência do contexto. O propósito do apóstolo é buscar reforço para sua discussão anterior sobre a necessidade de se cultivar a paciência.1 Ele já citou o testemunho de Habacuque, dizendo que o justo viverá por sua fé. Agora mostra o que faltava, isto é: que a fé não pode separar-se da paciência, da mesma forma que não pode separar-se de si própria. Eis a sequência de suas ponderações: jamais alcançaremos a meta da salvação, a menos que estejamos munidos de paciência. O profeta declara que o justo viverá por sua fé, porém a fé nos impele para as coisas distantes que ainda não alcançamos; portanto, é necessário que a fé inclua a paciência. A proposição menor no silogismo é: “A fé é a substância”, etc. Disso se faz evidente que estão muito equivocados aqueles que creem que aqui se oferece uma definição exata de fé. O apóstolo não está discutindo a natureza da fé como um todo, senão que seleciona aquela parte que se encaixa ao seu propósito, a saber: que a paciência está sempre relacionada com a fé.…”
(CALVINO, João. Comentário de Hebreus. Trad. de Válter Graciano Martins, p.283).

- Esta afirmação do autor aos Hebreus não era gratuita. Havia o entendimento, como ainda hoje há, entre os doutores da lei, os mestres judeus de que a expressão do profeta Habacuque, a única vez em que aparece a palavra “fé” no Antigo Testamento, era como que uma síntese de todos os mandamentos. Tal pensamento, aliás, seria reproduzido no segundo livro sagrado o judaísmo, o Talmude, que foi a redução por escrito da chamada “lei oral”, aquilo que os Evangelhos denominam de “tradição dos anciãos” (Mt.15:2).

- Com efeito, assim está escrito no Talmude: “…“…Rabi Simlai explicava: Seiscentos e treze mandamentos foram ditos a Moisés. Trezentas e sessenta proibições de acordo com os dias do ano solar. E duzentos e quarenta e oito mandamentos positivos de acordo com os membros de uma pessoa. Rav Hamnuya disse:
qual é o significado do versículo (Dt.33:4):”Moisés nos ordenou uma lei (“Torah”) como herança? “Torah” tem o valor numérico de seiscentos e onze. “Eu sou…” e “Não terás…” foram diretamente do Todo Poderoso. Davi veio e os estabeleceu em onze, como está escrito (Sl.15:1): “Um Salmo de Davi. Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas
honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.”(…) Isaías veio e os estabeleceu em seis, como está escrito (Is.33:15):


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.